Levantamento feito pela consultoria Serasa Experian mostra que, de janeiro a dezembro do ano passado, ocorreram 2,14 milhões de tentativas de fraude por meio de violação de dados cadastrais, quando criminosos usaram a identidade das vítimas para dar golpes financeiros. Este número foi superior ao de 2011 (1,96 milhão de registros) e de 2010 (1,87 milhão).
De acordo com a pesquisa, a cada 14,8 segundos um consumidor brasileiro é vítima de um criminoso que busca obter crédito com a certeza de não ter de pagar a conta ou com o objetivo de fechar um negócio com documentos falsos. De posse dos dados roubados, os golpistas agem, principalmente, na área de prestação de serviços.
O Indicador Serasa Experian apontou que 35% das ações ocorreu no setor de telefonia, com 749.213 registros. Logo abaixo, com 33,4%, aparece o setor de serviços com 716.318 tentativas. Entre os segmentos escolhidos pelos criminosos estão construtoras, imobiliárias, pacotes turísticos e de serviços em salões de beleza.
Em terceiro lugar estão bancos e financeiras (cerca de 18%), varejo (aproximadamente 10%) e outros setores com 2%. Nos bancos, houve uma queda em comparação a 2011, quando a taxa de ocorrências foi 26%. Na avaliação técnica da Serasa, a redução na área financeira se deve à retração na procura por crédito e ao aumento em telefonia e serviços de Internet.
Segundo a Serasa, os golpistas costumam adquirir telefone para ter um endereço e comprovar residência, por meio de correspondência, o que lhes permite abrir contas em bancos e ter acesso a talões de cheque, cartões de crédito e empréstimos.
Entre as principais tentativas de fraudes estão a solicitação de cartão de crédito com falsa identidade, financiamento de produtos eletroeletrônicos, compra de celulares e de automóveis. Neste último caso, o criminoso pode fazer a lavagem de dinheiro. Para isso, conforme alerta a Serasa, paga as prestações em dinheiro e depois vende o veículo'esquentando o dinheiro.
Como medida de precaução, a Serasa recomenda alguns cuidados aos consumidores entre os quais:
1 — Não fornecer seus dados pessoais para pessoas estranhas;
2 — Não fornecer informações pessoais ou número de documentos por telefone e ter mais cautela com promoções e pesquisas;
3 — Não perder de vista seus documentos de identificação quando solicitados para protocolos de ingresso em determinados ambientes ou quaisquer negócios;
4 — Não informar números dos seus documentos quando preencher cupons para participar de sorteios ou promoções de lojas;
5 — Não fazer cadastros em sites que não sejam de confiança;
6 — Cuidado com sites que anunciam oferta de emprego ou promoções;
7 — Fique atento à dicas de segurança da página, por exemplo, como a presença do cadeado de segurança;
8 — Cuidado com dados pessoais nas redes sociais que podem ajudar os golpistas a se passar por você, usando informações pessoais, como, por exemplo, signo, modelo de carro, time pelo qual torce, nome do cachorro, etc;
9 — Manter atualizado o antivírus do seu computador, diminuindo os riscos de ter os seus dados pessoais roubados por arquivos espiões.
A Serasa sugere que em caso de roubo, perda ou extravio de documentos, a vítima deve cadastrar a ocorrência, gratuitamente, na base de dados da Serasa Experian, no endereço
www.serasaconsumidor.com.br como forma de informar o ocorrido para o mercado. Na sequência, o consumidor lesado deve fazer o boletim de ocorrências.